Sobre

O Música para Curiosos é um blog criado pelo músico e educador musical Rafael da Silva. Você pode conhecer mais sobre o trabalho dele no perfil do Instagram (@rafaelsilva.pr), Youtube ou no TikTok. 

Você também pode conhecer mais sobre a proposta do site na sua Carta de Intenções.

 

Sobre o autor

Rafael Rodrigues da Silva é pai da Cecília, é fascinado por Música e bolo de chocolate. Ele também é professor do curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (RS) e tem Transtorno de Déficit de Atenção (TDA). A cartilha manda que um professor universitário como ele se especialize em um campo (no caso, a educação musical, subárea da Música na qual se doutorou), mas o cérebro de alguém com TDA não reconhece  fronteiras entre (sub)áreas de conhecimento. Então, ele tem um blog pra mostrar como na cabeça dele está tudo ligado (já que se ele fizer isso nos artigos acadêmicos que escreve ou nas suas aulas na universidade, a chance de ele “se perder” é grande) e pra poder usar como exemplo para seus alunos do que a educação musical pode ser, na sua visão.

 O Rafa é licenciado em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre em Educação pela PUC-RS e Doutor em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalha como músico profissional desde 2003 e, como a maior parte dos músicos do Brasil, trabalhou (e trabalha) com música de diversas formas: se apresentou como instrumentista (violão e cavaquinho) em bares, teatros, casas noturnas e outros eventos no Brasil e no exterior; foi professor da disciplina de Artes em escolas públicas de Porto Alegre por seis anos, deu aula de instrumentos,… enfim, bateu escanteio, cabeceou. Fez de tudo um pouco, como é comum nessa nossa área de trabalho. 

Curioso por natureza e dotado de hiperfoco que herdou do TDA, Rafael não se contenta com respostas do tipo “porque sim” e costuma ir longe em suas pesquisas para ir atrás das respostas para suas perguntas. Antes, ele fazia essas longas pesquisas e ficava pra ele. Hoje, vai pro blog. Esse blog é, pra ele, uma forma de “aprender em público”, compartilhar experiências e interagir com pessoas interessadas nas questões que levanta aqui. 

Assine gratuitamente